Mulher que sorri com aparelho nos dentes

Como tratar mordida cruzada?

A mordida cruzada é uma alteração que acontece quando existe falta de encaixe entre as arcadas superior e inferior, e, como já vimos no post anterior, a mordida cruzada é um problema que geralmente se manifesta na infância. Especialistas acreditam que cerca de 10% da população sofra com este transtorno, que pode ocasionar consequências severas

Hoje, nós, da Togni Odontologia, vamos explicar sobre as opções de procedimentos que podem ser realizados para corrigir a mordida cruzada. Acompanhe o texto!

Consequências da mordida cruzada

As possíveis consequências da mordida cruzada podem ser de grau leve a severo. O ideal é que o problema seja corrigido o mais cedo possível, para evitar danos maiores.

Entre as principais consequências da mordida cruzada estão:

  • Dificuldades na alimentação;
  • Dificuldades na fala;
  • Desgastes dentários;
  • Retrações na gengiva;
  • Assimetrias ou deformações faciais;
  • Problemas na articulação têmporo-mandibular;
  • Alterações na estética do sorriso.
  • Como tratar mordida cruzada

Geralmente, o tratamento para corrigir a mordida cruzada é realizado através do uso de aparelhos ortodônticos.

Para corrigir a mordida cruzada de dentes posteriores em crianças, podem ser utilizados expansores fixos ou removíveis. Os expansores fixos mais utilizados são chamados de Haas ou Hyrax, que são colados aos dentes superiores.

A grande vantagem dos expansores fixos é a rapidez da correção da mordida cruzada nas crianças, além de não depender da colaboração em relação ao tempo de uso do aparelho, ou seja, significa tranquilidade para os pais, que não precisam ficar “cobrando” o uso do aparelho todos os dias.

Já no caso dos adultos, o tratamento da mordida cruzada pode requerer a necessidade de uma cirurgia ortognática associada ao tratamento ortodôntico. Esta necessidade vai depender do grau de envolvimento esquelético da mordida cruzada.

Sendo assim, dependendo do caso, o problema pode ser corrigido apenas com o uso de aparelho ou pode ser necessário um procedimento cirúrgico associado a ele.

Melhor época para tratar mordida cruzada

A melhor época para o tratamento de uma mordida cruzada é na mesma época em que o problema foi identificado, ou seja, o mais cedo possível. Quando o problema for identificado e tratado na primeira infância, diminuem os riscos de surgirem problemas mais severos em decorrência da mordida cruzada, como, por exemplo, assimetrias ou deformidades faciais. Além disso, esta correção nas crianças é mais rápida e facilitada do que na idade adulta, além de ter resultados melhores e mais estáveis.

Você ou seu filho acham que estão com problema de mordida cruzada? Procure um especialista de confiança para fazer o diagnóstico e saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso. Nós, da Togni Odontologia, estamos à sua disposição para esclarecimentos de dúvidas sobre os procedimentos bucais. Fale conosco e consulte um dentista especializado. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *