A mordida cruzada é um problema que afeta muitas pessoas

Conheça o aparelho para mordida cruzada

A mordida cruzada é um problema que afeta muitas pessoas de todas as idades. Consiste, basicamente, em um desalinhamento ou posicionamento errado de um ou mais dentes, que faz com que o seu sorriso fique “torto”, causando prejuízos principalmente na sua mastigação e fala.

Mas, assim como outros problemas bucais, a mordida cruzada também tem tratamento. E uma das formas mais comuns de lidar com ela é a utilização de aparelho ortodôntico. Quer saber mais como funciona o tratamento da mordida cruzada com aparelho? Confira abaixo!

Tipos de mordida cruzada

Antes de falar sobre os tratamentos, é importante que você saiba exatamente qual tipo de mordida cruzada você tem e o quanto o seu caso já está avançado. Em geral, trabalhamos com dois tipos desse problema: a mordida cruzada anterior e a mordida cruzada posterior. Abaixo, vamos explicar rapidamente sobre cada uma para você entender melhor:

  • Mordida cruzada anterior: é quando ocorre um adiantamento da mandíbula em relação ao maxilar superior, fazendo com que os dentes da frente de cima fiquem por dentro dos de baixo quando se fecha a boca (ao contrário do que normalmente deve ocorrer).
  • Mordida cruzada posterior: já neste caso, a mordida cruzada ocorre nos dentes posteriores, sendo possível ocorrer em apenas um lado, mordida cruzada posterior unilateral, ou em ambos os lados, mordida cruzada posterior bilateral.

Como funciona o aparelho para mordida cruzada

A mordida cruzada, como você viu acima, é um problema que pode comprometer seriamente a mastigação, trazendo prejuízos também para a fala, podendo, ainda ocasionar dores de cabeça, retrações na gengiva e desgastes dentários. Portanto, é muito mais do que simplesmente uma questão estética: afeta diretamente o seu bem-estar e saúde.

Essa alteração na mordida pode ser identificada logo na infância, quando seu tratamento é mais fácil, pois a arcada dentária ainda está em formação. No entanto, quando identificada em adultos, o tratamento deve ser realizado o quanto antes, para evitar que avance. Em alguns casos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, mas na maioria das vezes o uso de aparelho ortodôntico é suficiente.

Existem três opções de aparelho que podem ser utilizados no tratamento da mordida cruzada, a depender do seu caso e da avaliação do seu dentista:

1 – Expansor de palato

Essa é uma solução utilizada principalmente em casos de crianças, mas que pode ser optado para alguns adultos. Consiste na aplicação de um dispositivo no céu da boca que faz força para empurrar os dentes para fora, colocando-os no lugar certo. Ele precisa ser ajustado com frequência, por isso o acompanhamento médico é essencial.

2 – Aparelho fixo convencional

Em casos de mordidas cruzadas menos severas, o aparelho fixo convencional (de Brackets) pode resolver o problema. Muitas vezes pode ser necessário associar elásticos ou outros acessórios ao aparelho.

3 – Aparelho removível

Já o aparelho removível, como o nome indica, pode ser retirado para os momentos de alimentação e higienização. É um modelo de tratamento mais flexível, no entanto, não é uma opção para todos os casos de mordida cruzada.

Esses são os principais tipos de aparelhos que podem ser utilizados no tratamento da mordida cruzada. No entanto, como explicamos acima, a escolha de um ou de outro fica a critério do seu dentista, que vai avaliar qual a melhor opção para o seu caso e, ainda, se é possível corrigir apenas com aparelho, sem necessidade de cirurgia. Por isso, se você possui mordida cruzada ou precisa de confirmação, busque auxílio profissional o quanto antes.

Cuidar da sua saúde é uma prioridade e nós, da Togni Odontologia, estamos aqui para ajudar você com isso. Entre em contato e marque uma avaliação agora mesmo. Nossa equipe está pronta para atender você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *