Escaneamento Digital

Por que é vantajoso o tratamento dental que usa o escaneamento digital?

O escaneamento digital é um recurso que pode trazer uma série de vantagens, tanto para o paciente quanto para o dentista. A tecnologia CAD/CAM (computer-aided design e computer-aided manufactoring) permite que o profissional construa uma prótese dentária sem a necessidade do material de moldagem.

O aparelho permite uma reprodução detalhada da boca do paciente em três dimensões, o que irá auxiliar no tratamento, até mesmo nas áreas de maior dificuldade. Além disso, a precisão do scanner evita a interpretação errônea de resultados e reduz a quantidade de etapas durante o tratamento.  

Por que o escaneamento digital é mais vantajoso?

Arcada Dentária
Craneum

Após a finalização do exame, o equipamento envia todas as informações coletadas para um software específico que, por sua vez, fabrica a peça por meio de uma fresadora (máquina destinada à usinagem de materiais). O fino tubo da câmera do aparelho permite uma rotação de 360º no espaço intraoral, o que possibilita que a lente alcance o espaço que necessita para fornecer o máximo de precisão.

Muitas vezes, o material viscoso utilizado na fabricação dos moldes convencionais causa desconforto nos pacientes, com relatos inclusive de engasgo, o que não é muito agradável. Com a reprodução da arcada dentária do paciente em 3D, o dentista consegue também mostrar ao paciente uma reprodução de como ficará o seu sorriso após a finalização do tratamento, passando inclusive mais confiança.

Ainda, existe a opção de gravar os dados obtidos com o scanner em 3D ou 2D, realizando a captura de imagens do arco total ou meio arco. Há também recursos exclusivos no equipamento que eliminam de forma automática as imagens com baixa qualidade ou que estejam tremidas.

Outra vantagem da utilização é a proximidade da cor e da tonalidade da prótese à dentição do paciente – algo que não é tão simples de alcançar com as próteses tradicionais.

O escaneamento digital também é bastante recomendado para a criação de moldes para o invisalign. Trata-se de um novo método para a fabricação de aparelhos ortodônticos transparentes e feitos de plástico – muito mais anatômicos e confortáveis que os tradicionais aparelhos de metal.

Combinação de tratamento digital e analógico pode proporcionar maior qualidade

Os tratamentos com scanner podem ser realizados de três formas, levando em consideração os processos digital e analógico.

No chamado método chairside, os procedimentos são realizados unicamente em sessões com o scanner digital. Neste caso, os procedimentos mais comuns envolvem restaurações que precisam de melhorias, dentes com anatomia ou cor deficiente, implantes unitários ou a troca de uma prótese provisória para uma definitiva. O uso do scanner também facilita que o profissional e o paciente possam visualizar o resultado final do tratamento ortodôntico, por exemplo.

Já o tratamento labside mescla as tecnologias digital e analógica na criação das próteses. Neste caso, estão incluídos planejamentos complexos como reabilitações em pacientes com limitação na abertura da boca, que pode ser causada por doenças como o bruxismo (para saber mais sobre essa condição e quais os principais sintomas, clique aqui).

Neste caso, o profissional faz uma moldagem convencional da mordida do paciente, com a aquisição de modelos de trabalho que, aí sim, serão digitalizados e mantidos no arquivo. Aqui, as restaurações são feitas com calma e incluem detalhes como maquiagem, cristalização, estratificação e outros ajustes finos.

É possível também que o profissional realize um trabalho combinado de chairside e labside. Estes procedimentos são mais adequados para casos de implantes, nas quais o dentista e o paciente podem construir juntos o resultado final.

E então, gostou de saber mais sobre as vantagens do escaneamento digital no seu tratamento dentário?

A Togni Odontologia é uma das poucas clínicas odontológicas especializadas na região metropolitana de Porto Alegre que conta com o serviço de escaneamento digital. Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe por meio dos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *