Paciente mulher no dentista

Qual a importância de fazer limpeza nos dentes?

Todos sabemos da importância de manter uma rotina de higiene bucal, com escovações diárias e uso de fio dental, principalmente após as refeições. Essas práticas são indispensáveis para se ter um sorriso saudável, e quem segue essas recomendações está no caminho certo. Mas, atenção, pois os cuidados não param por aí: é indispensável visitar o dentista com frequência para realizar uma limpeza nos dentes em consultório!

Tem dúvidas sobre como funciona a limpeza bucal e qual a importância de fazê-la? Não se preocupe: nós, da Togni Odontologia, vamos explicar tudo o que você precisa saber. Continue lendo!

Como funciona e para que serve a limpeza?

A limpeza bucal realizada em consultório pelo dentista, também chamada de profilaxia, é feita após uma avaliação dos dentes do paciente. Ela é indicada para a remoção de manchas, tártaro e placa bacteriana, dando um aspecto mais bonito e saudável aos dentes, além de evitar o surgimento de complicações, como a cárie, a gengivite ou uma doença mais grave, a periodontal.

Leia também: O que é gengivite? Conheça os sintomas e saiba como tratar!

Essa limpeza, em geral, é realizada por meio de raspagens, alisamentos e polimentos dos dentes.

Limpeza nos dentes dói?

Essa é uma dúvida muito comum entre os nossos pacientes, mas sempre os tranquilizamos avisando que o procedimento geral, no máximo, um desconforto, que não chega a ser uma dor. Claro que esse desconforto pode ser maior se o paciente já possuir um quadro de gengivite (em que a gengiva está inflamada e dolorida) ou em casos de sensibilidade.

Em casos como esses pode ser utilizada anestesia, mas essa é uma exceção. O procedimento dispensa anestesia normalmente.

Quando deve-se fazer limpeza nos dentes?

Se você pensa que só deve buscar um dentista para realizar limpeza quando já estiver com algum problema, como gengivite ou cárie, está enganado. Esse procedimento é recomendado justamente para evitar o surgimento desses problemas e pode ser considerada como uma “limpeza profunda”, realizando a higiene que a escova o fio dental não conseguem.

Se essa for a sua primeira consulta, é possível que seja necessária mais de uma sessão para realizar a limpeza completa do tártaro, principalmente se houver muito acúmulo do mesmo. Após a primeira limpeza, você deve retornar conforme a orientação do seu dentista. Em geral, recomenda-se um retorno a cada 6 meses para um novo procedimento, o que pode mudar para quem tem fatores de risco ou já está desenvolvendo alguma doença bucal.

Viu só como é importante realizar a limpeza dos seus dentes em consultório? Com essa prática, aliada a uma correta rotina de higiene diária, é possível exibir dentes saudáveis e mais bonitos. Aproveite e leia também esse texto e saiba outras dicas para ter um sorriso perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *